Entendendo RP em Sustentabilidade e Responsabilidade Social nas Empresas.

Ambos os conceitos envolvem o desejo de construir e aperfeiçoar relacionamentos, embora sejam diferentes.
O conceito de Sustentabilidade na empresa aborda a questão da inovação em suas ações, em seus negócios e gestões, nos aspectos econômicos – financeiros em conjunto com aspectos sociais, culturais e ambientais.
O conceito de Responsabilidade Social foi implantado por conseqüência dos avanços tecnológicos globais que transmitiram e transmitem em sua essência capacidade de inovações nos processos de trabalhos empresariais e no processo de interação com as pessoas fora do ambiente corporativo. O que proporcionou mais poder de exigência dos públicos.
A partir disso, “as instituições assumiram uma postura de gestão mais ética e mais transparente em todas suas ações, políticas, e práticas, sejam elas com o seu público interno ou externo” (GRAJEW 1999).
Portanto, a valorização e o respeito pelas diferenças individuais em suas idéias, costumes, vontades, nas organizações tornam-se mais presentes e os relacionamentos de compreensão das expectativas e interesses de seus stakeholders: consumidores, funcionários, comunidade, fornecedores, acionistas, e outros públicos que legitimam as atividades da organização, ou qualquer grupo/pessoa que possa afetar ou ser afetado pela organização, mais extensa. Se na organização houver esse conjunto de valores e práticas, pode ser promovida e desenvolvida, a sustentabilidade.

Sendo assim, Relações Públicas tem a função de desenvolver e criar processos que orientem as empresas em suas ações socialmente responsáveis e por meio das técnicas de comunicação, passar a imagem e o papel da organização aos seus públicos. Além de usar sua capacidade de observação para expandir o conceito de sustentabilidade, dentro das características da empresa.

GRAJEW, O. O que é Responsabilidade Social? In: Simpósio Nacional De Empresas E Responsabilidade Social, Ribeirão Preto, novembro/1999. Disponível em: www.ethos.org.br>. Acesso em: 25 de abr. 2005

1 comentários:

ArtCom.Blog disse...

Como já comentei em outro blog, concordo que o profissional de RP é o mais adequado para elaborar projetos de responsabilidade social, pois entende de cultura, imagem e relacionamento.

Parabéns pelo blog!

Abraços,
Aline Derenzi
ArtCom.Blog - www.artcomblog.blogspot.com

Postar um comentário